
Fundamentos da Educação Especial
Carga horária: 100 horas
R$ 100,00
2 x R$ 50,00
1 Educação especial e educação inclusiva no Brasil 1.1 Educação no Brasil e educação especial 1.2 Abordagens do processo de ensino 1.3 A instituição escolar inclusiva 2 Necessidades educacionais especiais e a formação docente 2.1 Necessidades educacionais especiais 2.2 Processo do aprender 2.3 Formação docente 3 Inclusão escolar: legislação, teoria e prática 3.1 Educação para todos 3.2 Políticas educacionais 3.3 Inclusão educacional 4 Altas habilidades/superdotação 4.1 Concepções teóricas 4.2 Reconhecendo a pessoa com altas habilidades/superdotação 4.3 Questões éticas na educação inclusiva 5 Comportamento social inadequado 5.1 Fatores associados ao comportamento social inadequado 5.2 Dificuldades de aprendizagem 5.3 Sobre o comportamento e a educação inclusiva |
6 Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) 6.1 Características e manifestações do TDAH 6.2 O contexto e a percepção social 6.3 O professor e o aluno com TDAH 7 Transtornos do neurodesenvolvimento 7.1 Conhecendo a etiologia 7.2 Pode-se aprender? 7.3 Relação escola–família na inclusão 8 Habilidades cognitivas 8.1 O que são as habilidades cognitivas? 8.2 Estilo cognitivo 8.3 Processo criativo na educação escolar inclusiva 9 Adaptações curriculares para a educação inclusiva 9.1 Operacionalizando as adaptações curriculares 9.2 Recursos necessários 90 9.3 Avaliação da aprendizagem |