FTM da Educação Especial e Inclusiva

Carga horária: 110 horas

Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

R$ 165,00

R$ 110,00

2 x R$ 65,00
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    1 A educação especial e a educação inclusiva no cenário brasileiro: contextualização

    do problema

    1.1 Conceituando a educação especial

    1.2 Breve histórico da educação especial no Brasil

    1.3 Conceituando educação inclusiva

    2 A formação de professores e a educação inclusiva

    2.1 A escola e a educação especial

    2.2 A escola e a educação especial nos dias de hoje

    3 Inclusão escolar: dissonâncias entre teoria e prática

    3.1 A importância da inclusão educacional e seu modelo de atendimento

    3.2 Argumentos a favor ou não da inclusão

    4 Necessidades educativas especiais: ainda um dilema para o professor?

    4.1 Conversando sobre as principais deficiências causadoras de necessidades

    educacionais especiais

    5 Altas habilidades/superdotação: mitos e desafios

    5.1 Superdotação, sinônimo de genialidade

    5.2 Boa dotação intelectual – condição suficiente para alta produtividade na vida

    5.3 Não se deve informar ao estudante sobre suas habilidades superiores

    5.4 Não se deve comunicar à família que um de seus membros é superdotado

    5.5 A criança superdotada apresentará, necessariamente, um bom rendimento na

    escola

    5.6 Os testes de inteligência não são adaptados à nossa realidade e, por isso, são

    de pouca utilidade para a identificação de superdotados

    5.7 Todo superdotado tem um pouco de loucura

    5.8 Superdotação é caso raro. Poucos são aqueles que podem ser considerados

    superdotados

    5.9 O atendimento a alunos superdotados gera elitismo social

    5.10 Os desafios

    6 A avaliação de alunos com paralisia cerebral: um desafio a ser superado

    pela educação inclusiva

    6.1 O fazer pedagógico: ajustes e adaptações que viabilizam o processo de

    avaliação

    6.2 O que os professores que possuem alunos com paralisia cerebral incluídos em

    sua classe pensam a respeito da avaliação desses alunos

    6.3 Algumas considerações

    7 Trabalhando com o aluno com deficiência intelectual

    7.1 O trabalho pedagógico

    8 Condutas típicas

    8.1 Condutas típicas. Afinal, o que é isso?

    8.2 Critérios de definição das condutas típicas

    8.3 Hiperatividade

    8.4 Autismo ou transtorno do espectro autista (TEA)

    8.5 O atendimento da escola às condutas típicas ou distúrbios de conduta

    9 Adaptações curriculares na educação inclusiva

    9.1 Discussão e práticas de inclusão

    9.2 O currículo

    10 Atitudes e técnicas facilitadoras da inclusão

    10.1 Algumas reflexões sobre o processo deexclusão na escola

    10.2 A Política Nacional de Educação Especial

    10.3 Integração x inclusão

    10.4 Como facilitar a inclusão?