Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
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1 Deficiência intelectual, física e psicomotora 1.1 Aspectos históricos, conceito e etiologia da deficiência intelectual 1.2 Legislação, caracterização e classificação da deficiência intelectual 1.3 Abordagem psicanalítica e a epistemologia genética da deficiência intelectual 2 Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão 2.1 A inclusão escolar da criança com deficiência intelectual no ensino regular 2.2 A parceria da escola/professor com a família mediando a inserção dos alunos com deficiência intelectual 2.3 Atendimento especializado educacional na área de deficiência intelectual: questões sobre a prática docente 3 A prática pedagógica na área da deficiência intelectual 3.1 A LDBEN e a educação especial 3.2 Processo de inclusão, aprendizagem e o desenvolvimento do deficiente intelectual 3.3 A questão da avaliação da aprendizagem com alunos com deficiência intelectual 4 Deficiência física: classificação,causas e tipos de deficiência física 4.1 Definição e características da deficiência física 4.2 Causas e classificação da deficiência física 4.3 Tipos de deficiência física |
5 A deficiência física no contexto doprocesso de ensino e aprendizagem 5.1 Breve histórico da deficiência física 5.2 Desenvolvimento e aprendizagem do deficiente físico 5.3 O deficiente físico no contexto escolar 6 A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino 6.1 Tecnologias assistivas 6.2 Instrumentos da tecnologia assistiva 6.3 O deficiente físico na educação inclusiva 7 Distúrbios e alterações psicomotoras 7.1 Histórico, definição, desenvolvimento, tipologia da psicomotricidade 7.2 Como identificar os distúrbios psicomotores e a intervenção profissional 7.3 As contribuições psicomotoras na educação 8 Mediação na aprendizagem 8.1 Transtornos psicomotores que podem ser observados em sala de aula 8.2 Psicomotricidade e o processo de alfabetização 8.3 O papel do professor como mediador daaprendizagem das crianças portadoras de transtornos psicomotores |