Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora

Carga horária: 120 horas

Prazo de utilização: 12 meses

Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

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    1 Deficiência intelectual, física e psicomotora

    1.1 Aspectos históricos, conceito e etiologia da deficiência intelectual

    1.2 Legislação, caracterização e classificação da deficiência intelectual

    1.3 Abordagem psicanalítica e a epistemologia genética da deficiência intelectual

    2 Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais,

    escola e o papel dos educadores no processo de inclusão

    2.1 A inclusão escolar da criança com deficiência

    intelectual no ensino regular

    2.2 A parceria da escola/professor com a família

    mediando a inserção dos alunos com deficiência intelectual

    2.3 Atendimento especializado educacional

    na área de deficiência intelectual: questões sobre a prática docente

    3 A prática pedagógica na área da deficiência intelectual

    3.1 A LDBEN e a educação especial

    3.2 Processo de inclusão, aprendizagem e o desenvolvimento do deficiente intelectual

    3.3 A questão da avaliação da aprendizagem com alunos com deficiência intelectual

    4 Deficiência física: classificação,causas e tipos de deficiência física

    4.1 Definição e características da deficiência física

    4.2 Causas e classificação da deficiência física

    4.3 Tipos de deficiência física

    5 A deficiência física no contexto doprocesso de ensino e aprendizagem

    5.1 Breve histórico da deficiência física

    5.2 Desenvolvimento e aprendizagem do deficiente físico

    5.3 O deficiente físico no contexto escolar

    6 A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino

    6.1 Tecnologias assistivas

    6.2 Instrumentos da tecnologia assistiva

    6.3 O deficiente físico na educação inclusiva

    7 Distúrbios e alterações psicomotoras

    7.1 Histórico, definição, desenvolvimento, tipologia da psicomotricidade

    7.2 Como identificar os distúrbios psicomotores e a intervenção profissional

    7.3 As contribuições psicomotoras na educação

    8 Mediação na aprendizagem

    8.1 Transtornos psicomotores que podem ser observados em sala de aula

    8.2 Psicomotricidade e o processo de alfabetização

    8.3 O papel do professor como mediador daaprendizagem das crianças portadoras de transtornos psicomotores